Você sabe qual é o poder do pilates na sua saúde?

Com certeza você já ouviu falar em pilates, mas você sabe o que é essa técnica? O pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão chamado Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados nos solo ou em equipamentos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis.

Como você pode perceber, o pilates pode até ser considerado novo e moderno, porém, sua importância no cotidiano vem de décadas atrás. Com o avanço da fisioterapia, a educação física e a nutrição, mais e mais pessoas foram contagiadas à tentar a prática que busca proporcionar um bem-estar físico e mental.

Para entender as vantagens e os benefícios do pilates, montamos uma lista com alguns fatores positivos advindos deste método.

 

  • Combate ao estresse

Ao realizar as séries de exercícios que existem no pilates, é exigido do praticante um ritmo respiratório e concentração que não pode ser quebrado, caso contrário, não conseguirá fazê-los com qualidade.

Sendo assim, ao longo do tempo, as pessoas adquirem maior controle sobre o próprio corpo e acabam lidando melhor com situações geradoras de estresse, nervosismo e ansiedade.

  • Melhora da coordenação motora

As execuções das atividades envolvem um grande nível de envolvimento da mente e do corpo. Os exercícios exigem equilíbrio e flexibilidade. Com um tempo, o praticante começa a ter maior controle sobre o corpo e coordenação dos movimentos.

  • Melhora na respiração

Respirar é um ato que também requer prática. Por incrível que pareça, muitas pessoas não sabem respirar da maneira correta. Os exercícios do pilates buscam a respiração que estimule o diafragma e auxilio os praticantes a atingirem a respiração correta.

  • Boa opção para quem busca exercícios mais tranquilos

Os exercícios de pilates surpreendem pela suavidade, porque não têm alto impacto como outras atividades físicas. É uma ótima opção para quem não tem o hábito de praticar exercícios físicos e busca uma atividade suave.

  • Pode ajudar no tratamento da escoliose

A prática regular do pilates contribui para melhora da postura do aluno. O método não só previne doenças musculoesqueléticas, como também é capaz de melhorar alterações significativas da coluna vertebral, protegendo as articulações e toda a coluna.

O pilates é um método bem antigo que ganhou o seu espaço entre as pessoas por garantir diversos benefícios aos que praticam. Desta forma, ele pode ser considerado como um grande influenciador para melhorias do corpo e da mente em diversas fases diferentes do indivíduo, sendo ela reabilitação ou melhora do condicionamento físico.