Sinais de artrose no quadril

A artrose no quadril, também chamada de osteoartrose ou coxartrose, é um desgaste da articulação que provoca sintomas como dor localizada no quadril, sensação de areia ao mexer a articulação e sensação de formigamento nas pernas, que surge principalmente durante o dia e ao andar ou permanecer sentado por muito tempo.

De forma geral, os primeiros sinais da artrose de quadril são: rigidez articular, sobretudo pela manhã; dor em locais próximos da articulação como a nádega, virilha e lateral da coxa e dor associada à limitação de movimentos do quadril, durante a realização de atividades diárias, como entrar e sair do carro ou calçar os sapatos.

♦ Inicialmente os sintomas são leves, a rigidez na articulação do quadril melhora ao longo do dia, a dor tende a diminuir ou passar completamente após um período de descanso e a limitação de movimento é bem pequena.

♦ Contudo, no decorrer do processo, a doença e o comprometimento articular progridem e, assim, a rigidez na articulação passa a ser mais constante, as dores se tornam mais intensas, podem ser percebidas em outros locais (irradiando para a coluna lombar ou até o joelho) e não melhoram com o repouso, e a limitação dos movimentos do quadril é cada vez maior.

♦ Como consequência disso e na tentativa de controlar a dor, o paciente se torna cada vez menos ativo e pode passar a andar mancando, para evitar ao máximo a sobrecarga no membro com dor. Estratégia que só vai agravar o problema.

Sempre procure um médico e um fisioterapeuta para lhe auxiliarem no tratamento da artrose de quadril!