Saiba mais sobre Fascite Plantar
O que é fascite plantar?
Para que o pé possa realizar seus movimentos e permitir que o ser humano caminhe, há uma estrutura nele chamada fáscia. Trata-se de um tecido conjuntivo que liga a musculatura da sola do pé com os ossos e que se estende do calcanhar até o peito do pé e permite que a gente ande, caminhe e corra.
Quando a fáscia fica inflamada, gerando dor no calcanhar, por exemplo, a pessoa é diagnosticada com fascite plantar.
Essa condição é mais comum em pessoas que utilizam muito a musculatura dos pés, como atletas, bailarinos e corredores. No entanto, pessoas com sobrepeso também podem acabar sobrecarregando a fáscia, gerando o processo inflamatório.
Quais os sintomas de fascite plantar?
Entre os sintomas de fascite plantar podemos destacar:
– dor no pé, dando a impressão de pisar em uma faca;
– dor que fica menos evidente ao caminhar e realizar exercícios;
– inchaço nos pés;
– vermelhidão nos pés;
– rigidez nos pés; e
– sensação de queimação na sola dos pés.
Tratamento
O tratamento conservador tem alta taxa de sucesso, alcançando 90% de cura total. Esse tratamento envolve majoritariamente exercícios de alongamento da fáscia plantar.
Além disso, em alguns casos, podem ser indicados anti-inflamatórios, exercícios de fortalecimento, infiltrações, ondas de choque e a utilização de calçados adequados.
Durante a realização do tratamento, é recomendado que a atividade física seja diminuída, ou até mesmo pausada. O sucesso da intervenção pode ser menor se o paciente trabalha durante longos períodos em pé. Em raros casos, pode ocorrer intervenção cirúrgica. Entretanto, ela só é realizada quando os sintomas não apresentam melhora após seis meses de tratamento conservador.