(54) 99966.1310  |          

10 fatos importantes sobre dor lombar!

Primeiro lugar no mundo todo como queixa de saúde, a dor lombar atinge milhões de pessoas, nas diversas fases da vida. Por ser tão comum, muitas dúvidas pairam sobre o seu manejo correto. Em 2019 O Br J Sports Med listou os dez fatos mais relevantes sobre dor lombar. Veja quais são:

1. Dor lombar persistente é assustadora, mas raramente é perigosa!

A dor lombar constante é desconfortável e limitante. Porém são raros os casos em que as pessoas se tornam inválidas, ou com necessidade de assistência extrema (como ficar na cadeira de rodas).

2. Envelhecer não é causa de dor nas costas!

Ao contrário do que é senso comum, ficar velho não é motivo para se ter dor lombar. As evidências mostram que os tratamentos podem auxiliar em qualquer idade.

3. Dor lombar persistente raramente está associada a dano tecidual.

A nossa coluna é forte! A maioria das dores são causadas por falta de movimento, fadiga ou inatividade.

4. Exames de imagem raramente apontam a causa da dor lombar.

Exames normais são encontrados na maioria das pessoas com dor lombar. Além disso, alterações no exame não significam a necessidade de se sentir dor.

5. Sentir dor ao exercício ou ao movimento não significa estar fazendo mal a coluna!

A dor ao exercício significa o quanto a sua coluna é sensível à ele. É seguro e normal sentir alguma dor ao iniciar movimentos incomuns. Esta dor tende a desaparecer conforme você evolui com as atividades.

6. Má postura não causa dor nas costas.

Como você senta ou dorme não é motivo para se ter dor nas costas. Na verdade, a variação entre diversas posturas é ótima para a coluna. A grande vilã é a imobilidade.

7. Dor nas costas não é causada por “abdômen fraco”.

A força muscular é importante, porém, a culpa não é do seu “core”. Pessoas com dor lombar tendem a contrair seu abdômen como proteção a dor.

8. Sua coluna não vai “gastar” se você se exercitar todos os dias.

Assim como levantar peso melhora sua força, movimentar sua coluna a torna mais saudável. A prática de atividades físicas deve ser incentivada!

9. Dor lombar aguda não significa lesão e que necessita repouso.

Apesar de extremamente desconfortável, a crise de dor lombar raramente possui alguma origem preocupante. Mantenha-se em movimento!

10. Injeções, medicamentos e cirurgia não são sempre necessários.

O tratamento mais efetivo para a dor lombar é o exercício. Outras linhas são utilizada apenas em casos mais importantes.